28 de dezembro de 2009

Rebecca visita Fundação Dr. Thomas

A deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM) esteve na última terça-feira (22) na sede da Fundação Dr. Thomas, em Manaus. Durante o encontro, a parlamentar conheceu as instalações da instituição, passando pelos alojamentos, cozinha e salas de atendimento, como a de fisioterapia. Além disso, no refeitório ao lado da presidente da Fundação Martha Cruz, conversou com os idosos de perto, ouvindo seus anseios e desejos para o próximo ano. Em seu discurso, Rebecca enfatizou que a sociedade deve valorizar ainda mais a terceira idade.

“Eu estou à disposição de vocês. O meu gabinete é uma extensão da Fundação. No que for possível, quero estreitar esse laço ainda mais. Já conseguimos alguns benefícios para a instituição e no próximo ano vamos continuar nessa caminhada. Nosso objetivo é melhorar o atendimento de vocês, com a construção do centro de reabilitação. E se Deus quiser vai dar tudo certo. Quero parabenizar a todos os funcionários, todos que trabalham aqui, que se dedicam. Por fim, quero desejar boas festas a todos”. Finalizou Rebecca.


Em seguida, Martha Cruz agradeceu pelo apoio que a deputada tem dado à Fundação, em Brasília. “A senhora tem sido uma grande parceira da instituição. Muito obrigada pelo seu emprenho e dedicação por esses senhores e senhoras que temos aqui. Peço a Deus que lhe ilumine”, disse a presidente da Fundação.

Para completar, Giorgete Fernandes, de 84 anos, leu uma mensagem de Natal em homenagem à deputada. “Tenha muita fé, que a senhora já é uma vitoriosa na vida. Feliz Natal e que Deus se faça presente em seu caminho sempre!”, agradeceu Giorgete.


Fundação

A instituição, que abriga aproximadamente 120 idosos, é a única que faz esse tipo de atendimento em Manaus. A Fundação Dr. Thomas surgiu em 1909, com o nome de Sociedade Asilo de Mendicidade de Manaus. Em 1932 passou a chamar-se Asilo de Mendicidade Doutor Thomas, em homenagem ao médico canadense Hamilton Wolferstan Thomas, pelos relevantes serviços prestados ao Amazonas, num período de vinte anos, quando trouxe o primeiro laboratório de análises clínicas, descobrindo como pesquisador o agente causador da malária. Em 30 de novembro de 1967 a Câmara Municipal de Manaus, por meio da Lei nº 995, autorizou o Prefeito Municipal a criar a Fundação “Dr. Thomas”, como uma Instituição filantrópica da administração indireta e mantida pela Prefeitura de Manaus.