28 de dezembro de 2009

Feliz 2010

Feliz Ano Novo. Espero que o Natal tenha sido momento de paz e confraternização. Aguardamos 2010 com esperanças renovadas e a certeza de empenho e coragem, diante das naturais adversidades.

O ano de 2009 foi difícil, mas o importante é que avançamos.

Fiz minha parte. Dediquei o máximo de mim à luta contra as discriminações de gênero, procurando melhorar cada vez mais as relações homem-mulher e mulher-homem. Percebi, desde o momento inicial deste primeiro mandato, que minha missão é estar atenta a cada Projeto de Lei que passa pela Câmara Federal, procurando evitar as distorções e contribuindo para avançar, no processo democrático que corrige os erros de tantos anos de discriminações.

A questão ambiental, por outro lado, esteve igualmente no centro das minhas atenções. Construímos o ambiente propício a que o Governo Federal entendesse a importância das compensações ambientais para a floresta em pé, o REDD, finalmente admitidas durante a COP 15, em Copenhague, embora ainda com um fundo relativamente pequeno, de US$ 30 bilhões, e sem determinar quem irá administrá-lo. Essa é uma luta reservada para os próximos anos e que começamos em 2009.

Tenho feito o possível para não perder a perspectiva do interior. Converso com os prefeitos. Transformei meu gabinete numa extensão de grande parte das prefeituras, em Brasília. Jamais recuso a ajuda a meu alcance.

Foi um ano da maior enchente de todos os tempos e da terceira maior seca da história. Isso representou sofrimento para o caboclo e carência de solidariedade.

E 2010 é um ano eleitoral.

A perspectiva da eleição traz um certo frisson para muitos. Tenho, diferente disso, uma expectativa enorme quanto à repercussão de meu trabalho junto à população. É bom ver o eleitor se manifestando, dando opinião, dizendo, através do voto, o que ele acha de minha atuação. Espero, sinceramente, ter correspondido.

Desejo a todos paz, fraternidade e discernimento, para entender que todos estamos no mesmo barco, chamado Terra, onde somos capazes de construir ou destruir, como no caso do efeito estufa e do aquecimento global.

Que você esteja perto dos seus. Que os seus estejam bem. E que o Ano Novo seja repleto de prosperidade.

Feliz 2010.


Rebecca Garcia
Artigo publicado no jornal
Diário do Amazonas