Terça-feira, 23, o II Fórum das Águas. Sexta e sábado (26 e 27), o Fórum Internacional de Sustentabilidade. Foi uma proveitosa semana de discussões sobre o meio ambiente amazônico.
No Fórum das Águas, que promovi em conjunto com a deputada estadual Conceição Sampaio (PP) e o vereador Marcelo Ramos (PSB), o objetivo foi buscar soluções para o problema do saneamento básico e esgotamento sanitário, em Manaus e no Amazonas. O saneamento, portanto, foi nosso foco.
O evento reuniu especialistas, além de um público formado por pesquisadores, estudantes e comunitários, como os do Parque São Pedro e Parque Riachuelo. Ouvimos representantes da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia, dos Ministérios das Cidades e Meio Ambiente, da Agência Nacional de Águas (ANA), do Governo do Amazonas, da Fundação Rede Amazônica, da Ufam, da Uninilton Lins, da Associação Brasileira/Sindicato Interestadual das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon/Sintercon), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu, da Águas do Amazonas e do Inpa, além do sempre ilustre poeta Thiago de Mello, que emocionou-nos com sua poesia.
Tivemos o exemplo da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb/DF), em palestra de seu presidente, Fernando Leite, que atende o Distrito Federal e Goiás, tratando 100% do esgoto. Depois das palestras, o público foi divido em três grupos de trabalho e debateu de perto com os palestrantes, em busca de soluções. Em breve estaremos encaminhando às autoridades o documento com o relato dos problemas levantados e das sugestões apresentadas.
E, sexta e sábado, participei do Fórum Internacional de Sustentabilidade. Muito do que poderia dizer a respeito está no noticiário. Registro, apenas, minha admiração pela figura pública de Al Gore e o incrível conhecimento técnico que mostrou sobre a Amazônia. Gore defendeu a necessidade de preservação do conhecimento tradicional, dos nossos índios e caboclos, em igual patamar com a floresta e os rios. Concordo com ele.
PS: Deixo meus e-mails e meu site, para contato: dep.rebeccagarcia@camara.gov.br e deputadarebeccagarcia@gmail.com, além do www.rebeccagarcia.com.br.
Artigo publicado no jornal Diário do Amazonas