25 de março de 2011

Manaus sedia Fórum Mundial de Sustentabilidade

Começou nesta quinta-feira (24.03), o II Fórum Mundial de Sustentabilidade – um dos principais eventos do mundo que debatem a problemática. O slogan escolhido foi "Sustentabilidade Econômica, Ambiental e Social da Amazônia e do Planeta". E está reunindo lideranças empresariais, políticas e ambientais de diversos países em nome do desenvolvimento sustentável. O Fórum Mundial de Sustentabilidade é realizado pela Seminars e promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais.

“Vamos praticar com o Fórum uma agenda do bem, do bem pela humanidade. Por isso, convidamos homens como o Arnold, Bill Clinton para compartilhar conosco suas idéias. E que o Fórum continue a reunir pessoas para construir um mundo melhor”, disse João Dória Jr.

Segundo os organizadores, o objetivo do Fórum é demonstrar o valor econômico e ambiental da floresta e suas implicações para a região e para o mundo. Neste primeiro dia, foram apresentadas palestras do ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, com o tema "Políticas Públicas a Favor da Sustentabilidade".

“Todos nós estamos aqui por um motivo: temos que criar soluções para problemas como o da energia de combustível fóssil. Como as energias solar, água e biomassa. E o Brasil tem um trabalho interessante, nós podemos trocar informações, até mesmo com a China, Brasil e a Califórnia. Outra solução é o etanol. Temos muitos desafios e precisamos aprender uns com os outros”, disse o ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.

O diretor de Sustentabilidade e Regeneração Urbana dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Dan Epstein, falou sobre o tema "Grandes Eventos e Cidades Sustentáveis". “Você precisa do trabalho de todos para fazer um bom trabalho. Para o resto do mundo, Manaus é o batimento cardíaco do meio ambiente. O Brasil tem a floresta mais importante do mundo, sem ela não teríamos o Planeta”, comentou Dan.

O cineasta James Cameron explanou sobre água e a importância do Brasil no cenário mundial na questão do Meio Ambiente. “O Brasil tem se destacado como grande líder nessa questão ambiental. Vocês têm uma variedade enorme de biodiversidade. E é necessário ter essa consciência do papel desenvolvido. Tudo que o Brasil tem feito e vai fazer será seguido pelo Mundo”, falou Cameron.

O governador Omar Aziz em seu discurso de abertura falou sobre a participação do Estado nesse novo momento ambiental que o Amazonas vive. “Hoje o nosso caboclo culturalmente ambiental, sabe que é importante manter a floresta em pé. Eles nos pedem uma oportunidade de vida, emprego e renda. E o Estado tem feito isso. As nossas riquezas podem ser exploradas sem derrubarmos uma árvore”, finalizou Aziz.

A deputada federal Rebecca Garcia participou do evento e comentou sobre a troca de experiências ocorridas só nesse primeiro dia. “Gostei bastante das palestras apresentadas. Principalmente a que falou sobre a sustentabilidade nos jogos olímpicos de 2012, em Londres. Nós que vamos sediar uma Copa e uma Olimpíada, temos que nos guiar por exemplos que estão deram certo, como Barcelona e agora a de Londres que tem tudo para ser a Olimpíada mais verde.

PROGRAMAÇÃO

O segundo dia terá a participação do fundador e presidente do Grupo Virgin, com a palestra sobre "Estratégias Empresariais para a Descarbonização da Economia". Em seguida, o autor e ativista ambiental Adam Werbach, com o tema "Internalizando a Sustentabilidade nas Empresas", entra em cena. O líder ambientalista, autor e empresário Paul Hawken com a conferência "Mantendo a Visão e a Motivação para chegar à Sustentabilidade"; e um debate com os dois últimos sobre "Como colocar o Negócio a Favor do Planeta".

No terceiro e último dia há ainda a ilustre presença do ex-presidente americano Bill Clinton, com a palestra "Mobilizando Parcerias Público-privadas para Promover o Desenvolvimento Sustentável". Já o senador Eduardo Braga ficará a cargo de apresentar a “Carta do Amazonas: Manifesto pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia”.