10 de junho de 2009

Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo

A Marinha do Brasil surgiu em 1567, quando, de improviso, foi armada uma tropa do mar para expulsar os franceses do Rio de Janeiro. Nessa batalha, até os índios usaram embarcações para ajudar os portugueses. Contudo, somente em 1808 as primeiras tropas do mar, propriamente ditas, chegaram ao Brasil com a família real portuguesa. Desde então, a Marinha Brasileira sempre esteve presente em batalhas e guerras.

Um dos fatos mais significativos da História da Marinha comemora-se no dia 11 de junho: a vitória na Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 1865. Para marcar a data e como forma de valorizar a importância da corporação, o sentimento de cidadania e a consciência de nacionalidade que norteiam a vida militar, a deputada Rebecca Garcia requereu uma Sessão Solene do Congresso Nacional para comemorar o 144º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha.


A homenagem ocorreu na manhã de terça-feira (9) com a presença do almirante de esquadra da Marinha Julio Soares de Moura Neto; do chefe do Estado-Maior, general do Exército Darke Nunes de Figueiredo; do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito; do almirante da Marinha Aurélio Ribeiro da Silva Filho, chefe do Estado-Maior da Armada; e do almirante da Marinha João Afonso Prado Maia de Faria, chefe do Estado-Maior de Defesa.

Durante a sessão, parlamentares e oficiais fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas do vôo 447, da companhia aérea Air France, que caiu no oceano no último dia 31. A Marinha e a Força Aérea Brasileira foram parabenizadas pelo trabalho de resgate das vítimas que vem sendo feito.“A Batalha do Riachuelo representa para o Brasil a valorização do patriotismo e da coragem de vultos navais como o Almirante Barroso, que foi decisivo para a vitória brasileira. Precisamos seguir exemplos como este na defesa do nosso povo e da soberania do nosso país”, afirma a deputada Rebecca Garcia.