21 de setembro de 2009

A instalação da Frente do Diploma

Quarta-feira, durante café da manhã no Restaurante Senac, às 8h30, no 10º andar, do Anexo IV, da Câmara dos Deputados, estaremos lançando a Frente Parlamentar em Defesa da Exigência do Diploma em Comunicação Social/ Jornalismo para o Registro Profissional de Jornalista. Estamos convidando, eu e os diretores da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), todos os jornalistas brasileiros a participarem. O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJPAM), César Wanderley, já confirmou presença.

A Frente do Diploma, como é mais conhecida, já tem 208 assinaturas. Deve obter algumas mais, à medida que se aproximar o momento da votação propriamente dita, na Câmara e no Senado, dos Projetos de Emendas Constitucionais (PECs) do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) e do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).

A partir da instalação, a Frente terá recursos para se movimentar pelo País, em audiência públicas, ouvindo e mobilizando os jornalistas e a sociedade em geral sobre o assunto.
Esperamos sensibilizar o Brasil para a necessidade de manter a exigência de formação especial, técnica, específica, oferecida pelos cursos de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, para os novos registros de jornalista a serem expedidos. Por enquanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não publicou a súmula da decisão tomada no dia 17 de junho, que extinguiu a exigência do diploma. Se corrermos, talvez ela sequer entre em vigor. Vamos tentar.

PS: Manaus foi sede, entre os dias 15 e 17 de setembro, do I Simpósio Latino-Americano de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD). Participei, com muita honra, a convite dos coordenadores do evento, entre os quais o diretor-geral da Fundação
Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Viana. Esta semana, também, o presidente Lula decidiu que o Brasil defenderá a REDD na grande reunião da ONU sobre o clima, em Copenhague, no fim do ano. É excelente notícia para o Amazonas, que tem o maior porcentual de floresta em pé do planeta e, com a REDD, poderá obter recursos com isso.


Rebecca Garcia
Artigo publicado no jornal Diário do Amazonas