20 de setembro de 2009

Parada Gay reúne milhares de pessoas em Manaus

Cores, alegria, brilho, conscientização, plumas e paetês. Essa foi a receita da Parada do Orgulho Gay de Manaus 2009. O tema deste ano foi “Educação, Diversidade e Inclusão Social”. O evento que é organizado pela Associação Amazonense de Gays, Lésbicas e Travestis (AAGLT), reuniu, no Sambódromo, mais de 50 mil pessoas. Esta foi a 9ª edição e contou com a presença de representantes de diversos segmentos ligados ao movimento. Além da presença de figuras ilustres como Salete Campari, que é travesti há 25 anos.

A presidente da AAGLT, Bruna La Close, comentou sobre a luta pelos direitos humanos e das causas LGBT. “A discriminação ainda é muito grande. Precisamos mudar o comportamento das pessoas. Ainda existem pais que não querem que seus filhos tenham colegas ou amigos gays”, enfatizou Bruna.


O ápice da festa ocorreu quando os trios elétricos começaram a desfilar. Uma bandeira de 50 metros, com as cores do arco-íris tomou conta do Sambódromo. Ao som de muita música eletrônica, o local se transformou em uma verdadeira boate. O último carro, além dos DJs, também trouxe várias bandas locais, que animaram a noite.

Rebecca Garcia foi eleita a madrinha estadual da Parada Gay 2009. A deputada federal pelo PP-AM subiu no primeiro trio elétrico ao lado de Bruna La Close, Salete Campari e da senadora Fátima Cleide (PT/RO). Rebecca muito animada fez o percurso inteiro do Sambódromo dançando, acenando, cumprimentando e tirando fotos com os participantes. Para ela, a parada é uma oportunidade a mais para que o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) se faça ouvir pela sociedade.

“Hoje é dia festa. Eu estou muito feliz em participar dessa luta, dessa batalha. A Parada nada mais é que um ato pelo amor, um ato pela tolerância. Se nós tivermos mais tolerância, o mundo será bem melhor. Se eu tiver que resumir em uma palavra o dia de hoje, é tolerância sempre”, completou Rebecca.